Educadores passaram por uma formação sobre o Saeb, sistema que avalia o rendimento escolar do município
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o NUARME (Núcleo de Aperfeiçoamento da Rede Municipal de Ensino), realizou nesta segunda-feira (09), um encontro entre coordenadores e professores dos 5º anos do Ensino Fundamental, no salão Nobre da Câmara Municipal.
Durante o encontro, foram discutidos projetos para aplicação da Prova Brasil. A programação iniciou com a participação do aluno do 2º ano da rede municipal, Marcelo Silvestre, declamando uma bela poesia e, em seguida, os professores se reuniram para uma discussão em grupo para apresentar o calendário de trabalho deste ano.
De acordo com a pasta, durante o encontro foi realizado uma formação sobre o Saeb, sistema de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep, (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), a fim de produzir indicadores educacionais comparativos para o Brasil, suas regiões, unidades federativas, municípios e instituição.
O sistema ainda é capaz de avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação; subsidiar, elaborar e monitorar políticas públicas, além de desenvolver competências técnicas e científicas na área de avaliação educacional.
PROVA BRASIL
Um dos instrumentos de avaliação utilizado pelo Saeb é a Prova Brasil, que ocorrerá entre os dias 08 de novembro a 10 de dezembro. No último dia 06 de julho, o Inep publicou a Portaria nº250/21, com as diretrizes para a realização do Saeb no município.
Para este ano de 2021, a população alvo do Saeb são todas as escolas localizadas na zona urbana e rural e que possuem 10 ou mais estudantes matriculados. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental e para a 3ª e a 4ª série do Ensino Médio. Estas mesmas etapas serão aplicadas nas escolas privadas do município.
Os estudantes responderão a um questionário e testes de Língua Portuguesa (leitura) e Matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários. O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, também haverá aplicação amostral de testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
A partir de setembro, as escolas participantes serão contatadas pela instituição contratada pelo Inep para realizar o agendamento da aplicação da prova. As escolas selecionadas para compor as amostras serão contatadas pela instituição até a data da aplicação.
Para que haja proteção e evitar o contágio da Covid-19, as escolas irão adotar medidas de organização que garantam o distanciamento social, bem como outras ações que promovam maior segurança aos envolvidos.
A diretora geral do Ensino Fundamental de Artur Nogueira, Simone Strassa Miranda, juntamente com a coordenadora do NUARME, Raquel Pierini, demonstram grandes expectativas para os resultados do Saeb deste ano. “A educação sempre será prioridade para o nosso município. Por isso, nós nos reunimos para organizarmos o calendário em equipe e assim, executarmos os projetos que sem dúvidas apontarão resultados positivos dos nossos estudantes” comentam.
INCLUSÃO
Os estudantes com deficiência, transtornos de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação poderão participar do Saeb 2021, com auxílio necessário, desde que estejam devidamente registrados no Censo da Educação Básica 2021. Os profissionais que rotineiramente acompanham esses estudantes poderão estar presentes durante a aplicação dos instrumentos, desde que isso seja informado no agendamento da aplicação e que o Termo de Compromisso esteja devidamente assinado.
RESULTADOS
Os resultados preliminares das escolas participantes do Saeb 2021 poderão ser acessados pelos diretores escolares em até 190 dias após o término do período de aplicação da avaliação, por meio do Sistema Saeb.